Uma das áreas mais abrangentes da Medicina Dentária é a Cirurgia Oral. Esta especialidade médica é responsável por todos os atos cirúrgicos relacionados com as extrações de dentes que apresentem impossibilidade de manutenção na cavidade oral, nomeadamente dentes com cáries muito extensas e não restauráveis dentes sem suporte ósseo, dentes inclusos, entre outros. É também responsabilidade da Cirurgia Oral, o diagnóstico de lesões da região da cabeça e do pescoço, como sejam os quistos ou tumores, que tenham envolvimento com as estruturas orais. Dentes inclusos Os dentes do siso (últimos molares) são os dentes que mais frequentemente se encontram inclusos nos maxilares. Outras vezes, estes dentes encontram-se mal posicionados nas arcadas, devendo igualmente ser extraídos.
Os implantes dentários funcionam como raízes artificiais. Eles são a base para fixação das próteses dentárias quando os dentes são perdidos. Existem diversas formas de utilização dos implantes, seja para substituir 1 dente, um grupo de dentes ou até todos os dentes da boca. Com os implantes preservamos dentes que antes eram desgastados para receber pontes fixas. Outra grande valia dos implantes é que em 99% dos casos os trabalhos de prótese dentária podem ser fixos, acabando com os desconfortos eternos das próteses removíveis.
Criar um belo sorriso é o principal objetivo da Prótese Dentária. Podemos entender que prótese dental abrange uma simples restauração de um dente até a reconstrução de toda a arcada. Com o passar do tempo a odontologia vem criando materiais cada vez mais parecidos com os dentes naturais. O uso de Alumina, Zircônia, Leucita e Dissilicato de Lítio contribuiu muito para a realização dos tratamentos mais estéticos. Os metais ainda são usados principalmente para próteses com implantes e em alguns trabalhos para molares.